O Léo continua na Finlândia, mas o blog chegou ao fim. As postagens favoritas do autor estão aí para a memória dele e de quem tiver sem nada melhor pra fazer além de ler blog velho. :) Qualquer coisa, entra em contato por e-mail: lecczz@gmail.com.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Trabalho e mão de obra: "Helsinki está fudida"

"Helsinki, bluntly put, is screwed"

A frase forte aparece na matéria do jornal Six Degrees sobre o fato de que Helsinki (e consequentemente a Finlândia) não consegue atrair imigrantes bem-qualificados ou manter suas mentes pensantes trabalhando por aqui. Segundo o jornal Six Degrees, há oito motivos principais pro pessoal não querer ficar aqui ou vir pra cá:

1) a dificuldade de se conseguir emprego
2) dificuldade em criar redes sociais
3) o idioma complicado
4) o clima
5) o alto custo da moradia (famoso problema de Helsinki)
6) atitudes retrógadas (como traços de xenofobia e racismo)
7) falta de cultura cosmopolita (Helsinki tem mais de cidade pequena do que deveria)
8) publicidade deficiente sobre as possibilidades profissionais (pra quem olha de fora)

Estes tópicos são bem comuns em qualquer conversa sobre imigração por aqui. Apesar de tudo, como diz a matéria, tem gente que gosta de viver aqui apesar das dificuldades. Os motivos são quase sempre segurança, funcionalidade urbana e tranquilidade. Então essa reportagem fica mais ou menos como uma lista do que você vai ter que enfrentar caso deseje vir pra cá. Pra mim, o pior é a dificuldade de conseguir e manter trabalho*. O resto dá pra levar. E pra você?

Qual é (seria) o pior problema a se enfrentar na sociedade finlandesa? Seja bem-vindo (a) a deixar sua opinião nos comentários aí abaixo.

* Notícia da manhã desta terça-feira, 20 de Outubro: Desemprego aumentou em 7.3% em Setembro. Em relação ao mesmo período do ano passado, 34 mil pessoas ficaram sem emprego. A coisa continua feia, rapeize.

Ler matéria do Six Degrees: 7 + 1 Capital Flaws (7 + 1 Falhas Capitais)
Matti Koskinen


Mais aqui no blog:
Trabalho para Imigrantes na Finlândia
(Publicado 13 de Setembro de 2009)