O Léo continua na Finlândia, mas o blog chegou ao fim. As postagens favoritas do autor estão aí para a memória dele e de quem tiver sem nada melhor pra fazer além de ler blog velho. :) Qualquer coisa, entra em contato por e-mail: lecczz@gmail.com.

domingo, 11 de outubro de 2009

Padarias do Brasil e da ... Finlândia? Hm...

Bom dia, tudo bom, Seu Adilson?
Me vê seis franceizinhos, trezentos gramas de queijo prato e um saco de leite, por favor.

O nome do padeiro e o resto da conversa depende de onde você mora. No meu caso, sempre que eu chegava na padaria da esquina, a compra dos ingredientes do café da manhã sempre durava, no mínimo, meia hora. Se falava de futebol, da vida alheia, das manchetes do jornal. Se conhecia o dono do estabelecimento pelo nome, assim como o dos seus funcionários. Aí, enquanto se esperava no balcão, vinha lá do fundo aquele cheirinho...hm...o pão ia ganhando forma na sua cabeça até que saía do forno e vinha na cesta ao som dos "inhos":

Fresquinho.

Moreninho.

Quentinho.

Hmmmm...

Bom, né? Pois é.

Fiquei pensando nisso hoje quando fui ao mercado e comprei uma bisnaga. Ali, entre a seção de queijos e a prateleira de produtos de farmácia. Depois dos enlatados.

Aqui na Finlândia não existem padarias como a gente tem no Brasil. Não pensem que finlandeses não comem pão. Pelo contrário, se adora pão nessa terra, principalmente o de centeio (ou ruisleipä, uma das paixões nacionais). Mas sejam estes pães escuros, ou os de fôrma, ou baguetes, todos estes são comprados na maioria das vezes no supermercado, mercados menores ou quiosques. Se quiser dar um gostinho clássico à coisa, você pode comprar seu pão em um dos Kauppahalli, como no de Helsinki (foto abaixo). Mas não é a mesma coisa...(sim, estou com o meu modo chorão ligado...rs)


"E o padeiro? Como sobrevivem os padeiros?", seu bom coração perguntaria.

A maioria provavelmente trabalhando nos fornos da Fazer, Pullapojat, Vaasan, Oululainen, entre outras empresas nacionais ou locais que distribuem os pães pra serem vendidos no mercado. Algumas destas têm padarias perto de suas fábricas (como a Oululainen em Lahti), onde você pode comprar seu pão favorito fresquinho. Mas é diferente das padarias do Brasil, onde você senta no balcão, pede uma média (café com leite) e um pão com queijo e bate papo enquanto espera, ou a caminho do trabalho.

Quanto mais tempo você fica longe de casa, mais falta das coisas pequenas do dia-a-dia a gente sente, né? Quem diria que um dia eu sentiria falta do Manuel da padaria. :) Eu disse que estava com meu modo chorão ligado...