O Léo continua na Finlândia, mas o blog chegou ao fim. As postagens favoritas do autor estão aí para a memória dele e de quem tiver sem nada melhor pra fazer além de ler blog velho. :) Qualquer coisa, entra em contato por e-mail: lecczz@gmail.com.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O perigo maior da sauna é a falta de noção

Nesse fim de semana, um cara da Rússia morreu e um finlandês ficou muito mal ao disputarem no campeonato de (resistência em) sauna aqui pertinho de casa, na cidade de Heinola. Até onde sei, essa foi a primeira fatalidade na competição em um dos hábitos mais tradicionais da Finlândia. Eu não considero a disputa em si coisa de doido se os competidores têm noção de seus limites. E foi isso que parece ter faltado aos dois.

Quando eu vou sozinho ou com alguns amigos, o máximo (extremo) que já aqueci  foi até 80 graus. E nesse ponto é coisa de ficar 1 ou 2 minutos no máximo até sair pra refrescar um pouco e voltar. Aí entramos e saímos mais uma ou duas vezes e já deu. Não tem problema em dizer "está muito quente para mim", ninguém vai  te sacanear ou te julgar como fraco se você não aguentar o calor. Outras pessoas ficam mais tempo, mas com uma temperatura mais amena - entre 60 e 70 graus. Agora imagina ficar 6 minutos ou mais numa sauna inicialmente aquecida a 110 graus? Se você já esteve numa sauna vai saber que isso é quente pra dedéu.

Pois essa é a temperatura padrão da competição. Claro que muitos participantes estão preparados pra esse calor de fazer inveja ao capeta. Mas provavelmente movidos pelo orgulho (e talvez uma pitadinha da rivalidade regional entre russos e finlandeses) os competidores ignoraram seus corpos e ficaram, ficaram, ficaram...e deu no que deu. No fim, a morte do russo fica como alerta para a competição e uma lição pra quem, como eu, gosta de curtir uma sauna depois de exercícios físicos ou no inverno abaixo de zero: é muito importante ouvir seu corpo e respeitar seus limites. Só assim se pode descobrir e sentir o prazer que faz da sauna uma das  maiores paixões nacionais finlandesas.