O Léo continua na Finlândia, mas o blog chegou ao fim. As postagens favoritas do autor estão aí para a memória dele e de quem tiver sem nada melhor pra fazer além de ler blog velho. :) Qualquer coisa, entra em contato por e-mail: lecczz@gmail.com.

domingo, 20 de setembro de 2009

O que comer na Finlândia? Parte 1: Lihamuki

Uma de minhas bandas finlandesas favoritas - a finada UltraBra - tem uma música que começa assim:

"Suomalainen ruokka on pahaa, älä tuhlaa siihen rahaa"

Segundo o Google translator quer dizer: "A comida finlandesa é muito ruim, não desperdice dinheiro com ela." Tem um certo tom de ironia e brincadeira, principalmente com o que estrangeiros normalmente falam sobre a comida daqui.

Como eu nunca consigo explicar o que é a "comida finlandesa", vou escrever aqui sobre "o que eu passei a comer (ou ver os outros comerem) quando vim pra Finlândia".

O primeiro prato é típico de Lahti. A revista de uma agência de viagens daqui - a Lahti Travel - descreve esta iguaria como: "o melhor exemplo de comida gourmet em Lahti". Eu pessoalmente acho que rola outra certa ironia. Afinal, eles estão descrevendo o Lihamuki, ou seja, copo de carne. Pra saber o que ele é, eu conto a primeira e única vez que experimentei.


Meu primeiro (e último) Lihamuki

Há um tempinho atrás, eu resolvi seguir o ritual local de noitada. Depois de dar uma passadinha na Alko - loja de bebidas alcólicas - uns amigos vieram pra cá e começamos a beber socialmente.

Certa hora da noite, quando todos estávamos "no grau", alguém disse: "Vamos pra cidade!" Aí fomos pra um pub. Depois de beber mais um cadinho, a Wife veio pra casa e eu fiquei na rua com meu amigo. Lá pras tantas, bêbados, veio aquela baita fome. Aí é só esperar alguém dizer:

"Vamos pro Zanzibar!"

É lá que fica o paraíso da gordura pra curar o porre.

Ali é que se encontra - além de kebab, batata frita e hamburguer - "esta especialidade de carne servida em um copo de coca-cola cheio de carne de kebab" e, no meu caso, um molho bizonho de maionese. Esse copinho é "um dos mais populares 'lanchinhos da madrugada' ou das primeiras horas da manhã", continua a revista da agência.

Eu tentei, eu juro. Mas nem depois de bêbado demais eu consegui dar conta do meu copinho de carne. Tá certo que se precisa dessas comidas gordurentas pra tirar o gosto de guarda-chuva da boca e o embrulho do estômago, mas lihamuki (com carne fatiada daquilo que no Rio e em SP chamam de churrasquinho grego) nunca mais.

Enfim, fica a dica pros guerreiros. Como eu disse, os posts serão sobre o que eu como e o que vejo comerem aqui. Pra saber se é gostoso ou não, só experimentando.

Então, tá esperando o que? Vem pra Lahti, beba suas cervejas sem moderação e deixe seu corpo e a multidão te guiarem ao Zanzibar, ali pertinho da loja Sokos.

Boa sorte.