O Léo continua na Finlândia, mas o blog chegou ao fim. As postagens favoritas do autor estão aí para a memória dele e de quem tiver sem nada melhor pra fazer além de ler blog velho. :) Qualquer coisa, entra em contato por e-mail: lecczz@gmail.com.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Olhar de quem vive o Bolsa Família

Abaixo o comentário da Cris Neres que, pela relevância e conhecimento de causa, ganhou status de guest post.

"O Bolsa Família é um programa cercado de polêmicas...Falo isso pq eu trabalho em uma escola de periferia (dessas bemmm periferia mesmo) e a maioria quase absoluta dos alunos recebem o benefício. 

É meu segundo ano nessa escola, e posso dizer q essa ajuda é bem vinda para aquela comunidade, pois um dos criterios para continuar recebendo é a matrícula e assiduidade dos alunos, ou seja, o sistema foi feito para não sustentar vagabundos. 

Indiretamente (ou diretamente) isso influenciou na melhoria da escola nas avaliações estaduais e nacionais que classificam as escolas em otimas, boas, regulares, ruins, e tambem melhorou o IDEB da escola. 

Hoje em dia nossa escola é considerada a 4ª melhor escola do estado (ficou à frente de muitas escolas localizadas em áreas centrais e escolas particulares)e também é o melhor IDEB da região da cidade.

Mas como nem tudo são flores, conheço pessoas que necessariamente não atendem aos pré-requisitos para receberem a ajuda, tipo, pessoas que são proprietarias de estabelecimentos comerciais, com renda superior a 3 salarios mínimos e por aí vai...
Eu disse anteriormente que o programa não foi concebido para sustentar vagabundo e digo mais, também não foi feito para ser mesada, para ser gasto no cabeleireiro ou para sustentar futilidades, mas infelizmente é isso que acontece (como vc citou sobre a corrupção), enquanto muitas pessoas necessitam desse mínimo do mínimo para sobreviver, outros estão utilizando o Bolsa Família para pagar prestação de IPHONE.
A corrupção não está só em quem gerencia, está também em quem não tem um pingo de consciência e desconfiômentro e se apropria de algo que, em tese, não necessitaria"

No próximo digo mais maneiras em que isso tem a ver com a Finlândia.